Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Ex-aluno retorna a Aral Moreira para lançamento do livro ‘O Refém do Abandono’

Publicado em: 09/10/2017 07h58

Por Joelso Gonçalves

Professor Fábio do Vale vem a Aral Moreira para o lançamento do seu 5º livro.

Aral Moreira (MS) – Cerimônia programada para acontecer na próxima quinta-feira, dia 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida, vai marcar o lançamento do livro ‘O Refém do Abandono’, de autoria do jovem escritor Fábio do Vale.

 

Fábio Pereira do Vale Machado, de 24 anos, considerado revelação do trade literário Sul-matogrossense, estudou na Escola Estadual Eufrazia Fagundes Marques, no distrito de Vila Marques, entre os anos de 2000 a 2006, e agora retorna a cidade Fronteiriça, Aral Moreira, para o lançamento dessa importante e emblemática obra para a cultura de nosso Estado.

 

O evento cultural de lançamento do livro acontecerá nas dependências do Salão Paroquial de Aral Moreira e está marcado para iniciar às 18h30.

 

O livro – O livro, um acendrado romance, conta a história de Emilio – personagem principal da trama – um jovem lutador incansável, que não desperdiçou e aproveitou as ocasiões que a vida lhe ofereceu, agitando-se nos embates mais cruentes, exercitando uma firmeza de caráter irretocável.

 

‘O Refém do Abandono’ é uma obra prefaciada pela academia de letras e União Brasileira dos Escritores e contou com a participação da Universidade Federal e a Estadual de MS, onde, atualmente, o jovem escritor e professor de letras, Fábio do Vale, faz mestrado em literatura.

 

Na capital do Estado, Campo Grande, a obra foi adotada em pelo menos sete escolas da rede particular de ensino como paradidático obrigatório, envolvendo mais de seis mil alunos, somente na Capital, sendo também utilizado para trabalho de pesquisa no mestrado.

 

Em entrevista ao Notícias do MS, o autor Fábio do Vale, disse que decidiu fazer o ato de lançamento Em Aral Moreira como forma de gratidão pelos anos que convivência na cidade, especialmente no distrito de Vila Marques. “A cidade faz parte da minha história, onde passei boa parte da minha infância. Lembro-me de Vila Marques com muito carinho, das minhas professoras, dos meus familiares, que ainda residem ai. E para mim será uma honra poder compartilhar essa conquista com toda a comunidade de Aral Moreira, a qual tenho uma grande admiração” disse ele.

 

Aulão de redação para o Enem

 

Após a sessão de lançamento do livro e a sessão de autógrafos, haverá um ‘Aulão de redação para o Enem’, proferida pelo próprio professor Fábio do Vale e pelo professor Luã Armando. O “Aulão”, aberto ao público é direcionado a todos os alunos que irão prestar o Enem deste ano.

 

No ‘Aulão’ os participantes irão apreender diversos tópicos de como produzir uma boa redação, como estrutura da Dissertação argumentativa, o passo a passo para a introdução, desenvolvimentos, conclusão com a proposta de intervenção, além de dicas para escrita consistente e vocabulário de palavras novas.

 

O autor – Fábio do Vale, graduado em letras inglês/ espanhol, é docente em sete escolas da rede privada de ensino – tendo semanalmente mais de 1700 alunos na Capital. Autor de 5 livros, o jovem professor de redação – línguas: espanhola e portuguesa também leciona literatura. Atualmente, está pós-graduando em Docência no Ensino Superior e mestrando em literatura pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.