Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018

Evolução de votos marca carreira consolidada de Zé Teixeira

Publicado em: 04/07/2018 08h06

Conjuntura Online

Zé Teixeira (DEM) em discurso na tribuna.

Recordista de votos a cada eleição, o emblemático deputado estadual Zé Teixeira (DEM) dará início nesta quarta-feira (4), em Campo Grande, às articulações políticas em torno de sua caminhada rumo ao sétimo mandato consecutivo.

 

Dono de uma carreira consolidada, marcada por discussões polêmicas e projetos marcantes, muitos dos quais tornaram-se lei, o deputado se reúne com amigos e lideranças políticas no Hotel Jandaia, às 19 horas, para traçar  planos visando mais uma reeleição.  

 

Detentor do segundo cargo mais importante da Assembleia Legislativa, a Primeira-Secretaria, e representante da classe ruralista, Zé Teixeira tem uma trajetória política marcada por evolução de votos a cada pleito, o que, para analistas, significa que tem honrado suas propostas e agradado aos eleitores, tanto da região da Grande Dourados quanto dos demais municípios de Mato Grosso do Sul.

 

A leitura que se faz é que a população rotulou o deputado como um dos mais sinceros políticos do Estado, no momento em que o eleitor está mais exigente com a classe como consequência de notícias de corrupção e prisão de agentes público por improbidade administrativa. 

 

Prova disso é que estreou na política em 1994 com 13.303 votos e, daí para frente, só ampliou o número de votos. Nas eleições seguintes, fez 15.890 votos. Em 2002, subiu para 20.209 votos e em 2006, o parlamentar foi reeleito com 28.696 votos.

 

A sua maior votação foi em 2010, quando atingiu 41.991 votos ( o segundo mais votado), sendo reeleito para o sexto mandato em 2014, com 32.069 votos.

 

OUTROS CARGOS

 

Apesar de sua dedicação ao legislativo, o democrata sempre é lembrado para disputar outros cargos eletivos a cada pleito, incluindo a Prefeitura de Dourados e o Governo do Estado, devido ao seu grande poder de liderança, articulação política e trânsito em várias correntes partidárias.

 

Para analistas, essa evolução de votos do deputado ao longo de sua trajetória é atribuída à seriedade com que ele atua, sobretudo, ao empenho e dedicação no atendimento às suas bases eleitorais e investimentos em todos os municípios do Estado por meio de emendas parlamentares, sem restrições à ideologia partidária.

 

Não é à toa que os analistas avaliam, dependendo do cenário político, que para onde o deputado pender o candidato a governador ou a prefeito, no caso de eleições municipais, ganha a disputa.