• Quinta, 28 de Março de 2024

Governo do Estado inicia restauração da MS-286, em Aral Moreira

Restauração, que é um anseio antigo da classe política e produtores do município, não deverá ser contemplada em sua totalidade; Segundo informações, o projeto deverá avançar apenas 30 quilômetros da malha viária, de um total de aproximadamente 45 quilômetros.

POR JOELSO GONçALVES

2031

Aral Moreira (MS) – Uma antiga reivindicação da população e produtores de Aral Moreira encampada por autoridades municipais e estaduais finalmente começa a sair do papel: o governo do Estado autorizou o inicio da restauração do trecho da MS-286 entre a sede do município e o Posto Tagi, na Rodovia MS-386.

 

A recuperação dos cerca de 45 quilômetros de malha viária da MS-286 é uma “briga” antiga das lideranças políticas do município junto ao governo do Estado e a própria Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura), tendo em vista as péssimas condições de tráfego na qual se encontra a referida via.

 

A ação também foi pauta de diversos deputados, que atendendo à pedidos das lideranças políticas do município, apresentavam com frequência indicações ao Governo do Estado, reivindicando a recuperação da MS-286.

 

Inaugurada na década de 90, pelo então governador do Estado, Pedro Pedrossian, a MS-286 viveu seu ponto mais critico entre o final de 2015 e inicio de 2016, quando fortes chuvas atingiram o município e várias regiões do Estado, danificando ainda mais a pista de rolamento da rodovia – que até então só vinha recebendo apenas paliativos tapa-buracos –, deixando-a via quase que intransitável pelo excesso de buracos abertos em boa parte dos trechos da pista de rolamento, o que, além de colocar em risco a segurança dos transeuntes, também danificava os veículos.

 

Compromisso de recuperar MS-286 foi assumido no ano passado

 

Audiência com o secretário de Infraestrutura a qual deu inicio as negociações para recuperação da MS-286 (Foto: Joelso Gonçalves/ Notícias do MS).A partir daí várias reuniões e audiências começaram a serem travadas pela classe política do município junto ao governo do Estado e o próprio Seinfra. Uma delas, que foi sinalizada o compromisso de recuperar a rodovia estadual, foi realizada no inicio do mês de julho do ano passado, onde participaram da reunião com o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, o ex-prefeito Edson de David, os ex-vereadores, Wilson Gonçalves (atualmente a frente da secretaria de obras), Marines Oliveira e Silvana Cordeiro e os atuais vereadores, Gilson Ferreira e Osmar Amaral, além do coordenador regional do governo do Estado, Adir Teixeira.

 

Na ocasião, foi apresentado ao secretário um levantamento fotográfico detalhado mostrando a situação precária a qual se encontrava a rodovia, considerada o principal canal de escoamento da produção agropecuária e para a chegada de produtos industrializados da região Sul do País à cidade fronteiriça de pouco mais de 12 mil habitantes.

 

Secretário Marcelo Miglioli esboçando o levantamento fotográfico apresentado, à época, pelas autoridades do município sobre a situação da rodovia estadual. (Foto: Joelso Gonçalves/ Notícias do MS)Diante do pedido e sabendo da importância da referida rodovia estadual, o secretário Marcelo Miglioli assumiu o compromisso, na ocasião, em fazer o estudo e ver a possibilidade de incluir a restauração da MS-286 no programa de recuperação de rodovias do governo do Estado.

 

No inicio deste ano, o atual gestor do Executivo Municipal e a Câmara de vereadores voltaram a se reunir com Miglioli, em Amambai, onde o secretário reafirmou o compromisso e o empenho do governador Reinaldo Azambuja em garantir a recuperação da MS-286, diante da importância e das inúmeras reivindicações apresentadas pela classe política e produtora do município.

 

Restauração da MS-286 deverá avançar apenas 30 quilômetros

 

Se por um lado o inicio da restauração da MS-286 é muita comemorada pelas autoridades e gera otimismo à população, por outro gera descontentamento e muita reclamação - principalmente os moradores e produtores rurais que residem no trecho onde não será atendido - uma vez que os trabalhos deverão contemplar apenas parte da rodovia estadual e, não a sua totalidade, como era a expectativa da comunidade, já que toda a extensão da via encontra-se em péssimas condições de tráfego e necessita de melhorias.

 

De acordo com Geraldo Felixo, encarregado da Galaxy Engenharia, de Campo Grande, empresa responsável pela restauração da Rodovia MS-286, o trabalho de restauração da rodovia estadual, que teve inicio na saída do perímetro urbano da cidade, próximo ao estádio municipal, o “Campão”, deverá se estender por cerca de 30 quilômetros, ou seja, pouco a frente do distrito do Rio Verde do Sul, mais precisamente na ponte do Rio Corriente.

 

Caso se confirme e o planejamento inicial não seja alterado, ainda faltará outros 15 quilômetros de asfalto para serem recuperados até chegar ao Posto Tagi, trecho de acesso a Rodovia MS-386. A previsão é de que o recapeamento dos 30 quilômetros sejam concluídos num prazo de dois meses.

 

A reportagem do Notícias do MS encaminhou email a assessoria do Seinfra e ao próprio secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, para saber qual o valor total do investimento que está sendo feito na restauração da MS-286? E se há projeto para que o recapeamento da rodovia estadual avance até o Posto Tagi?. Mas até o fechamento dessa reportagem não recebemos retorno.

 

*Matéria editada às 9h30 para acréscimo de informações.



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