Projeto amambaiense é selecionado para o Encontro Nacional do Projeto Aedes na Mira



Aral Moreira - MS - Quarta, 13 de Novembro de 2019
27/06/2019 10h08 - Atualizado em 27/06/2019 11h10

Projeto amambaiense é selecionado para o Encontro Nacional do Projeto Aedes na Mira

Da Assessoria



O projeto Galerinha Contra a Dengue, desenvolvido em Amambai durante o mês de junho, foi inscrito e selecionada para o Encontro Nacional do Projeto Aedes na Mira, que será apresentado pela enfermeira Aline Paula Klein Coelho nos dia 3, 4 e 5 de julho de 2019 no XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) na cidade de Brasília (DF). A intervenção consiste na discussão sobre a dengue, utilizando uma peça teatral com paródia da música "Cobaia" interpretada pela cantora Luana Prado.

 

A ação da equipe da Unidade de Saúde Rural, orientada pela enfermeira em conjunto com a Escola Municipal Marlene Vilarinho de Albuquerque tem como objetivo geral elaborar uma proposta de intervenção de combate a Dengue e outras arboviroses e outros objetivos específicos como: propor estratégias de enfrentamento para o controle da Dengue; Identificar os aspectos do vetor; Conscientizar pais e alunos sobre os sintomas da Dengue; Expandir o conhecimento, o raciocínio lógico, a percepção auditiva e visual da criança; Orientar sobre a utilidade de uso e formulação de repelentes naturais; Adotar o conhecimento adquirido e reconhecer o Aedes aegypti e seus estágios.

 

Os professores se envolveram, planejando ações em sala de aula utilizando recursos midiáticos, sala de tecnologia, jogos, atividades de caça-palavras, musiquinhas, produções textuais, desenhos, discussões sobre prevenção e práticas de combate ao mosquito transmissor. Dentre as etapas foi realizada a apresentação das fases de vida do vetor (mosquito Aedes Aegypti) como uma feira de ciências, com participação de um agente comunitário de endemias e toda escola, será realizada também uma palestra com os pais e posterior liberação para que os escolares percorram a vila ao redor da escola em conjunto com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE) para a panfletagem do material produzido, bem como, a apresentação e reprodução de uma receita de repelente natural.

 

Ainda estão sendo realizadas atividades voltadas para o tema em questão, bem como, concurso para escolha de uma mascote que representa o projeto, escolha de frases, desenhos e cartazes abrangendo desde a Educação Infantil até os anos iniciais do Ensino Fundamental e após a seleção das melhores produções serão entregues prêmios aos ganhadores.

 

As ações desenvolvidas por esse projeto vêm ao encontro da necessidade de discutir o tema Dengue na escola, sendo que, as crianças são grupo de risco para o agravamento dos sintomas das arboviroses. "Se elas souberem sobre o mosquito transmissor, atuarão como fiscais dentro de suas casas e arredores sendo uma forma efetiva de educação no que se refere à eliminação dos criadouros", explica Liana Arâmbula Teixeira, diretora da escola.

 

Este trabalho de intervenção auxiliará a vigilância epidemiológica na fiscalização e orientação à população adstrita no território, por ser uma área de vulnerabilidade social. Servirá para conscientizar os pais e alunos quanto à limpeza das moradias, aumentar a percepção dos alunos e professores sobre o problema endêmico enfrentado atualmente, ampliar o conhecimento em relação aos sinais e sintomas clássicos da Dengue para que os pacientes suspeitos e confirmados procurem uma unidade de saúde onde será notificado.

 

Após a realização da verificação vacinal de todos os escolares, a direção da escola encaminhou aos pais um bilhete com a orientação para que procurassem a unidade de saúde básica mais próxima a fim de atualizar calendário vacinal, lá foi anexado um impresso da vacinadora de que aquela caderneta está atualizada. Houve uma grande procura dos pais à unidade de saúde da região para esse fim, diminuindo assim a irregularidade vacinal nessa escola.

 

"Apesar do projeto ainda não ter se encerrado, pode-se observar que os objetivos foram alcançados e dessa forma aguardamos que os resultados esperados possam ser notados na diminuição dos casos da doença na comunidade", concluiu a diretora.




NENHUM COMENTÁRIO



escrever comentário




PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
  • Amoreira25

PUBLICIDADE



【丰胸效果】一个周末,我去小姨家,正面看见她时丰胸产品,我彻底惊呆了,她穿黑白点相间的粉嫩公主酒酿蛋宽大睡衣,可是上身却紧绷绷的,还显得衣服小呢。我最后盯在她的胸部,心想“不可能啊,小姨刚生完小宝宝不久,按理一定会导致胸部下垂丰胸方法啊,可现在是丰满,坚挺,撩人眼目,跟梦一样,我坚信其中有“诈”在我的丰胸威逼利诱下,小姨向我透露了她的丰胸秘籍。