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Nova regra da Anatel obriga operadoras a oferecerem um novo canal de relacionamento



Aral Moreira - MS - Quarta, 28 de Outubro de 2020
07/10/2020 14h25 - Atualizado em 07/10/2020 15h26

Nova regra da Anatel obriga operadoras a oferecerem um novo canal de relacionamento

TIM, Claro, Oi, SKY e Vivo têm até janeiro de 2021 para implantar o novo sistema de atendimento

Da Assessoria



Os usuários brasileiros de telecomunicações acabaram de ganhar mais um canal para encaminhar suas reclamações sobre as cinco principais operadoras de telecom do Brasil, assinantes dos  planos Claro, Oi, TIM, SKY e dos planos Vivo agora contam com um reforço. Lançado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no final do mês de agosto de 2020, as novas ouvidorias específicas de cada operadora servirão como um meio de solucionar problemas que, por qualquer motivo que seja, ainda não tenham sido resolvidos.

 

Segundo as informações da Agência, as ouvidorias próprias deverão funcionar das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, com a intermediação de um ouvidor escolhido especificamente para o cargo e que esteja ligado à presidência das empresas. A medida é uma consequência direta do Regulamento Geral de Direitos dos Consumidores, aprovado em 2019, através da Resolução 717/2019 da Anatel.

 

Um analista do site especializado em comparação de planos de internet, TV por assinatura e telefonia, o Melhor Escolha, explica que de acordo com as novas regras, as cinco operadoras já citadas terão até janeiro de 2021 para se adequarem às novas condições, informando em seus sites e, gradualmente, em atendimento com atendentes, mensagens eletrônicas ou qualquer outro tipo de gravação, os novos números de atendimento.

 

Ainda sim, a Anatel garante que continuará recebendo e registrando as reclamações de clientes pelo telefone 1331 e pelo site da agência, no sistema Anatel Consumidor (disponível também em aplicativo). Dados do primeiro semestre de 2020, indicam que só nos primeiros 6 meses do ano de 2020, a Anatel recebeu cerca de 1,5 milhão de reclamações. 

 

Vale lembrar que a figura do ouvidor já existia em outros segmentos, como os bancos e as companhias de energia elétrica, cujo o objetivo principal é avaliar a qualidade do serviço que está sendo oferecido e enviar relatórios contínuos à Anatel. 

 

As operadoras disponibilizam os números de suas ouvidorias:

 

Claro: 0800 701 0180 para serviços residenciais e 0800 0200 200 para serviços móveis.

 

Oi: 0800 031 7923.

 

TIM:  0800 882 0041.

 

Vivo: 0800 755 1212.




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