Ponta Agrotec 2023 aborda temática sobre Ambiente e Sustentabilidade
Com programação técnico-científica norteada pelo tema “Negócios em Tecnologia e Inovação no Campo”, a Ponta Agrotec 2023 traz mais de 45 palestras e cursos divididos em 5 eixos temáticos, com a presença de especialistas, pesquisadores e lideranças públicas.
O eixo Ambiente e Sustentabilidade, de grande relevância para a continuidade da produção agrícola de modo sustentável, será abordado no dia 01/09, sexta-feira, com palestras das 8h horas às 18h.
Renato Maurício Barbosa, gerente executivo do SENAI/MS, que há mais de 12 anos coordena ações na gestão de projetos, processos e equipes em entidades do Sistema S, inicia os trabalhos com a palestra “Carbono Neutro”.
Em seguida, o Gestor Ambiental Francisco Martins de Almeida Rollo, do Bureau Veritas/SP, aborda o tema “CPR Verde e Certificação de Carbono”, destacando como os produtores e demais partes interessadas do agronegócio podem se beneficiar dessas oportunidades. Com mais de 15 anos de carreira nas áreas de sustentabilidade corporativa, licenciamento ambiental, processos agroindustriais e gestão estratégica de sustentabilidade e de carbono, implementando projetos agroindustriais em países da África e América Latina, Francisco expõe que “Fomentar a sustentabilidade associada à produção agroindustrial é fundamental não só para promover a sustentabilidade no meio rural, mas para adequar os processos produtivos às demandas crescentes, sejam elas legais ou advindas de compradores internacionais. Mecanismos como a CPR Verde e créditos de carbono são importantes aliados dos produtores nessa jornada, é preciso discutir maneiras de difundir essas ferramentas”.
Na sequência, Pauline Heck Bellaver, especialista em Sustentabilidade na Seara Alimentos, falará sobre “Como as empresas valorizam os fornecedores que se preocupam com o ESG” – um conjunto de boas práticas que orientam as organizações atuarem de forma sustentável, baseado em fatores ambientais (Environment), sociais (Social) e de governança (Governance). Ela, que já liderou projetos de Sistema de Excelência Operacional no Pilar Ambiental, atualmente está à frente de projetos de inovação relacionados à economia circular, energias renováveis, mudanças climáticas e projetos sociais na Seara, que impactam tanto público interno quanto externo.
Para falar sobre a “Soja em MS: perspectivas e desafios”, Fábio Caminha, 2º Diretor Financeiro da Aprosoja/MS e Engenheiro Agrônomo, fecha a manhã de palestras.
Na parte da tarde, o engenheiro civil, pecuarista e produtor rural, Eduardo Folley Coelho, que atualmente faz parte do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do MS, debaterá sobre “Agronegócio e desenvolvimento sustentável: o case da cabeceira do Rio da Prata”. Para Folley, as expectativas são as melhores. “Espero que a nossa palestra possa inspirar outros produtores rurais a melhorar suas atitudes ambientais, pois a maneira mais econômica de produzir é com sustentabilidade. É possível ter alta produtividade com equilíbrio ambiental”, explica.
Na sequência, o Prof. Dacley Neu, da UFGD (Universidade da Grande Dourados) que atua principalmente na área de piscicultura, com nutrição de peixes e qualidade de água, esboça “O futuro e as oportunidades da piscicultura em MS”. Em seguida, a discussão da produção de hortifruti no estado acontecerá com os professores Daniel Zimmermann Mesquita (IFMS, Câmpus Naviraí/MS) e Darlan Souza Flauzino (SENAR/MS), na Mesa Redonda: “Desafios e potencialidades na produção de frutas e hortaliças em Mato Grosso do Sul”.
A última palestra do dia, será com o engenheiro agrônomo Ralf Udo Dengler, abordando a “Inovação Tecnológica no Melhoramento Genético de Soja e Trigo”. Ele, que há 23 anos exerce a função de Gerente Executivo da Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa Agropecuária, mantém importantes parcerias com a Embrapa Soja e o IDR-Paraná. Atualmente, Dengler atua como Coordenador do Comitê de Legislação da Associação Brasileira de Sementes e Mudas – ABRASEM.
Também na tarde do dia 01/09 acontecerá o Encontro de Produtores do Leite, das 13h às 17h, sob a coordenação do Deputado Estadual Renato Câmara, Coordenador-Presidente da Frente Parlamentar do Leite.
Serviço
A Ponta Agrotec será realizada entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, no Majestic Hall, em Ponta Porã/MS. As inscrições para as palestras podem ser feitas no site https://pontaagrotec.com.br/, gratuitamente. As vagas são limitadas.
A feira é uma realização do Majestic Hall, Prefeitura Municipal de Ponta Porã, Governo do Estado e Governo Federal, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As instituições parceiras e confirmadas desta edição são IFMS, UFMS, UEMS, UFGD, Senar, Aprosoja, Embrapa e Senai.
Mais detalhes no site: https://pontaagrotec.com.br/
Informações: contato@pontaagrotec.com.br
Whatsapp: 67 992821622