Polícia paraguaia apreende 1,37 tonelada de maconha
Trabalho de investigação de agentes da Polícia Nacional do Paraguai culminou no final da tarde desta terça-feira (13), por volta das 17h, com a localização de um acampamento de traficantes em uma mata da Colônia Santa Clara, a 90 quilômetros de Pedro Juan Caballero. No local foram apreendidas 55 bolsas com tabletes de maconha pronta para transporte e comercialização, totalizando 1.370 quilos da droga.
A apreensão ocorreu logo depois do anúncio do início da ‘Operação Ary Pahá’ no Departamento (Estado) de Amambay. Com base em informações de policiais do Posto 2 (Las Niñas), integrantes da Polícia Nacional e do GOE (Grupo de Operações Especiais) realizaram um trabalho de inteligência e conseguiram localizar o ponto exato onde a maconha estava sendo prensada e embalada.
De acordo com a polícia paraguaia, o destino do entorpecente seria o território brasileiro. A operação foi comandada pelo chefe de Ordem e Segurança, comissário Jorge Almada e pelo chefe do posto policial, suboficial-maior Veríssimo Cañete. A droga estava em um morro, no meio da mata, distante cerca de 15 quilômetros do posto policial.
Os policiais também encontraram e destruíram quatro acampamentos, várias prensas hidráulicas e artesanais, mas ninguém foi preso, já que o local é de difícil acesso, o que impediu uma ação rápida das equipes policiais. Elementos que trabalhavam nos acampamentos conseguiram fugir embrenhando-se na mata. O fiscal (promotor de Justiça) Justiniano Cardozo acompanhou a operação e ordenou o transporte da maconha apreendida para a sede do Ministério Público em Pedro Juan Caballero.