Incêndio destrói shopping em Pedro Juan
Um incêndio que teve início por volta das 5h de hoje destruiu totalmente o Jonny Shopping, situado na rua General Dias, entre Dr. Francia e Mariscal Lopes, área central de Pedro Juan Caballero. O fogo consumiu praticamente toda a mercadoria que estava no interior da loja e só não se espalhou para as lojas vizinhas porque foi montada uma força-tarefa com bombeiros do Brasil, Paraguai e caminhões pipas da Prefeitura de Ponta Porã.
Conforme as informações colhidas pelo Repórter MS no local, por volta das 5h, o proprietário percebeu o surgimento de uma fumaça e acionou o Corpo de Bombeiros. Em questão de minutos foram mobilizados o Corpo de Bombeiros (vermelho), os Bombeiros Voluntários (amarelo) e o Corpo de Bombeiros de Ponta Porã, além da Secretaria Municipal de Obras de Ponta Porã, cujo secretário João Sandri, mandou para o local servidores, caminhões pipas e também foi para coordenar o trabalho.
Com a rápida propagação das chamas, comerciantes vizinhos ao Jonny Shopping, também correram para retirar produtos e até prateleiras e balcões para evitar prejuízos. Equipes da Polícia Nacional do Paraguai também foram mobilizadas para evitar a aproximação de curiosos nas imediações. Eles montaram barreira de proteção, enquanto equipe médica da Clínica San Lucas, foi para local com cilindros de oxigênio para socorrer possíveis vítimas.
As causas do incêndio ainda não foram esclarecidas, mas a principal hipótese levantada pelos bombeiros é a de que possa ter ocorrido curto circuito na rede elétrica. Como no interior da lojas existiam produtos inflamáveis, como peças de plásticos, o fogo se alastrou ainda mais rapidamente. Comerciantes do centro de Pedro Juan Caballero reclamaram que o controle das chamas por parte dos bombeiros paraguaios ficou dificultada por não existir hidrantes na região central da cidade.
No trabalho de combate ao incêndio estavam presentes o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraguai, Isidro Zarate; o comandante do Corpo de Bombeiros de Ponta Porã, tenente-coronel Edson Ferreira Pinto; o secretário de Obras e Urbanismo de Ponta Porã, João Sandri, entre outras autoridades civis e militares.