Bocha poderá virar esporte oficial em MS



Aral Moreira - MS - Terça, 26 de Marco de 2019
25/03/2015 21h12 - Atualizado em 25/03/2015 22h25

Bocha poderá virar esporte oficial em MS

Projeto de Lei foi apresentado na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (25). Se aprovado, Estado terá federação e campeonatos oficiais do esporte

Por Joelso Gonçalves



Projeto de Lei quer tornar a bocha um esporte oficial em MS

A bocha, esporte mundialmente praticado, poderá se tornar um esporte oficial em Mato Grosso do Sul. A proposta, assinalada pelo deputado estadual Paulo Corrêa (PR), foi apresentado durante a sessão ordinária desta quarta-feira (25), na Assembleia Legislativa. A intensão da matéria é difundir e incentivar a prática da modalidade.

 

Uma vez regulamentada, a bocha passará a contar com uma federação estadual e recursos públicos para a realização de torneios e campeonatos. Se aprovado, os esportistas, técnicos oficiais e promotores da modalidade deverão se cadastrar junto à Fundesporte (Fundação Estadual de Desporto e Lazer).

 

Ainda segundo o projeto, a Secretaria Estadual de Cultura deverá a partir de então estipular regras para a realização de campeonatos do esporte, tudo em conformidade com a Confederação Brasileira de Bocha e Bolão.

 

Bocha

 

Embora não tenha origem confirmada, acredita-se que a bocha tenha sido inventada por egípcios há séculos. O esporte consiste em lançar bochas (bolas) e situá-las o mais perto possível de um bolim (bola pequena), previamente lançado. O adversário, por sua vez, tentará situar as suas bolas mais perto ainda do bolim, ou "remover" as bolas dos seus oponentes.

 

As canchas devem ter dimensões de 26,50 m de comprimento, 4m de largura e altura uniforme de 30cm. Com prévia autorização da Comissão Técnica Arbitral Internacional (CTAI), da Confederação Sul-americana de Bocha (CSB) e da Confederação Brasileira de Bocha e Bolão (CBBB), poderão ser utilizadas canchas com dimensões de 24 a 27m de comprimento.

 

A maioria de pessoas que pratica o esporte é composta de idosos, mas o quadro vem mudando nos últimos anos com a adesão de jovens ao esporte.




NENHUM COMENTÁRIO



escrever comentário




PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
  • Amoreira25
  • InterPax1

PUBLICIDADE