• Quinta, 28 de Março de 2024

Secretaria de Saúde intensifica ações de combate a dengue com aplicação de inseticida

O fumacê vem sendo aplicado em bairros prioritários, ou seja, aqueles que registraram maior incidência de casos de dengue.

POR JOELSO GONçALVES

1248

Aral Moreira (MS) – A prefeitura de Aral Moreira, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenadoria de Controle de Vetores está intensificando as ações de combate a dengue com a aplicação de inseticida de fumacê em bairros do município.

 

As ações visam reduzir a infestação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. Além da aplicação de inseticida de fumacê a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vetores em parceria com a Secretaria de Obras vem realizando um trabalho continuo de combate aos focos do mosquito, que inclui visitas domiciliares, monitoramente de pontos considerados estratégicos, como empresas de materiais recicláveis, borracharias, depósitos, limpeza de terrenos baldios, coleta de entulhos e galhos, além de atividades educativas com orientações da população sobre seu papel

 

De acordo com a coordenadora de vetores do município, Janete Ferraz a aplicação de inseticida em bairros do município visa reduzir a infestação do mosquito Aedes Egypti, transmissor da dengue. “As ações seguem um cronograma da coordenadoria de vetores do município e está sendo aplicado em todos os bairros prioritários, ou seja, aqueles que registraram maior incidência de casos de dengue”

 

A Secretaria Municipal de Saúde, Adriana Batista Veron, alerta para a necessidade de apoio dos moradores para tornar mais efetivo o trabalho que a prefeitura vem fazendo.

 

“Nós estamos fazendo a nossa parte na luta contra a dengue, visitando as casas, fazendo orientação e a limpeza de terrenos. Mas, neste caso, o apoio da população junto à administração é de extrema importância. Se cada um cuidar do quintal de casa, juntos vamos fazer com que o registro de casos fique controlado e assim, evitar uma epidemia”, disse a secretária.

 

CRIADOUROS - Os criadouros estão em qualquer acúmulo de água parada, por menor que seja; até em tampinhas de garrafa ou pequenos amontoados de folhas secas. Mas são encontrados com maior frequência em lixo, como resíduos plásticos, espalhados pelas ruas. É preciso atuar ativamente mantendo quintais limpos, sem acúmulo de lixo, pneus, garrafas, por exemplo; calhas, marquises e ralos.

 

Os pratos das plantas podem ser completados com areia grossa até as bordas ou ser lavados com água, bucha e sabão todas as semanas, para eliminar ovos do mosquito. Locais de armazenamento de água devem ser mantidos com tampas.



Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.
Para mais informações, consulte nossa política de cookies.