Aral Moreira
Aral Moreira figura entre as 100 cidades agrícolas mais ricas do País, aponta Ministério
No geral, Aral Moreira aparece na 64º posição.
POR JOELSO GONçALVES COM CAMPO GRANDE NEWS
— 1958Aral Moreira (MS) – Levantamento feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento )Mapa divulgado nesta segunda-feira, dia 3, referenciou o município de Aral Moreira, na fronteira com o Paraguai, como as 100 cidades agrícolas mais ricas do País.
Segundo o levantamento, Aral Moreira, que tem a sexta maior produção agrícola do Estado, obteve aproximadamente 1,013 milhões em valor de produção em 2020. Com relação ao PIB (Produto Interno Brutos), Aral Moreira totalizou 505,8 mil, referente ao ano de 2019.
Além de Aral Moreira, de Mato Grosso do Sul, figuram na lista das cidades agrícolas mais ricas do País, os município de Maracaju, Ponta Porã, Sidrolândia, Dourados, Rio Brilhante, Caarapó, Costa Rica, Chapadão do Sul, Nova Alvorada do Sul, Itaporã, Navirai e Laguna Carapã.
O destaque dessas cidades, segundo o Mapa, se dá pelo elevado valor da produção agropecuária e pelo valor do PIB municipal. Ainda conforme o Mapa, os principais produtos responsáveis pelo sucesso das cidades que compõe a lista são soja, algodão e o milho, já que carregam elevador níveis de tecnologia e produtividade.
O levantamento teve como base os dados da produção agrícola municipal, referente a 2020. Os 100 municípios foram classificados a partir do total levantado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e a posição de cada um foi definida em relação ao valor da produção e ao PIB, cuja informação mais recente é de 2019.
Leia mais
Primeira página
Saneamento Básico