Saúde
HU de Dourados começa a oferecer tratamento para obesidade e bariátrica
Serão atendidos quatro pacientes por semana, inicialmente
CASSIA MODENA / CAMPO GRANDE NEWS
— 566Nesta sexta-feira (28), começaram os atendimentos no ambulatório multiprofissional de cirurgia bariátrica do HU de Dourados, o HU/UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal de Dourados).
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Dourados (HU/UFGD) inaugurou um ambulatório multiprofissional para tratar obesidade severa em pacientes do SUS. Localizado em Dourados, o novo setor oferece atendimento com equipe composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas. Além de tratar a obesidade, o ambulatório orienta pacientes sobre cirurgia bariátrica e cuidados pós-operatórios. Inicialmente, atenderá quatro pacientes por semana, encaminhados pelo Sistema de Regulação (Sisreg). O serviço beneficiará 34 municípios da macrorregião, abrangendo cerca de 850 mil habitantes.
É um novo setor destinado ao tratamento da obesidade severa em pacientes do SUS. Ele fica anexo ao hospital.
O ambulatório conta com equipe formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde.
Além de tratar a doença, o ambulatório vai acompanhar pacientes que necessitam de cirurgia bariátrica e encaminhá-los, dando orientações sobre mudanças de hábitos e cuidados pós-operatórios. Inicialmente, serão atendidas quatro pessoas por semana.
O atendimento será realizado exclusivamente para pacientes encaminhados pelo Sisreg (Sistema de Regulação).
'A criação deste ambulatório é o início do serviço de cirurgia bariátrica que está sendo implantado em nossa instituição. Sabemos do impacto positivo deste serviço para a nossa população usuária do SUS, sendo a oportunidade de um tratamento especializado no município de Dourados e macrorregião, envolvendo 34 municípios e aproximadamente 850.000 habitantes', diz Tiago Amador Correia, gerente de atenção à saúde do hospital.
Atualmente, apenas o Humap (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) e o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) realizam esse tipo de atendimento na rede pública do Estado.
Leia mais


Primeira página
Prefeitura de Ponta Porã
Ponta Porã realiza ação demobilização contra a dengue
Governo de Mato Grosso do Sul
