• Terça, 01 de Abril de 2025

HU de Dourados começa a oferecer tratamento para obesidade e bariátrica

Serão atendidos quatro pacientes por semana, inicialmente

CASSIA MODENA / CAMPO GRANDE NEWS

44

Atendimento no ambulatório recém-inaugurado (Foto: Divulgação/HU-UFGD)

Nesta sexta-feira (28), começaram os atendimentos no ambulatório multiprofissional de cirurgia bariátrica do HU de Dourados, o HU/UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal de Dourados).

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Dourados (HU/UFGD) inaugurou um ambulatório multiprofissional para tratar obesidade severa em pacientes do SUS. Localizado em Dourados, o novo setor oferece atendimento com equipe composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas. Além de tratar a obesidade, o ambulatório orienta pacientes sobre cirurgia bariátrica e cuidados pós-operatórios. Inicialmente, atenderá quatro pacientes por semana, encaminhados pelo Sistema de Regulação (Sisreg). O serviço beneficiará 34 municípios da macrorregião, abrangendo cerca de 850 mil habitantes.

É um novo setor destinado ao tratamento da obesidade severa em pacientes do SUS. Ele fica anexo ao hospital.

O ambulatório conta com equipe formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde.

Além de tratar a doença, o ambulatório vai acompanhar pacientes que necessitam de cirurgia bariátrica e encaminhá-los, dando orientações sobre mudanças de hábitos e cuidados pós-operatórios. Inicialmente, serão atendidas quatro pessoas por semana.

O atendimento será realizado exclusivamente para pacientes encaminhados pelo Sisreg (Sistema de Regulação).

'A criação deste ambulatório é o início do serviço de cirurgia bariátrica que está sendo implantado em nossa instituição. Sabemos do impacto positivo deste serviço para a nossa população usuária do SUS, sendo a oportunidade de um tratamento especializado no município de Dourados e macrorregião, envolvendo 34 municípios e aproximadamente 850.000 habitantes', diz Tiago Amador Correia, gerente de atenção à saúde do hospital.

Atualmente, apenas o Humap (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) e o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) realizam esse tipo de atendimento na rede pública do Estado.



Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.
Para mais informações, consulte nossa política de cookies.