Cidades
Sebrae reforça parceria com municípios em Congresso de MS
Assomasul e Sebrae/MS fortalecem o municipalismo com foco em pessoas, inovação e desenvolvimento local
FESTAS E EVENTOS TV - CONTEúDO DE MARCA / CAMPO GRANDE NEWS
— 15O 3º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul que aconteceu no Bosque Expo, em Campo Grande, reuniu prefeitos, vereadores e gestores públicos de todo o Estado para debater eficiência na gestão pública, inovação e desenvolvimento local.
O evento é uma iniciativa da Assomasul, com correalização do Sebrae/MS e apoio do Governo do Estado.
Sob o tema “Eficiência na Gestão Pública: Saúde, Educação e Assistência Social para o Desenvolvimento dos Municípios de MS', o congresso promove o diálogo entre lideranças, afirmando que fortalecer o municipalismo hoje é estruturar o futuro dos 79 municípios com equipes motivadas, tecnologias emergentes e parcerias estratégicas.
Na ocasião, o governador Eduardo Riedel reforçou a importância da cooperação entre Estado e municípios para alcançar prosperidade e inclusão social.
“A capacidade construída ao longo do tempo, o relacionamento franco entre Estado e municípios, faz toda a diferença. Prosperidade e inclusão social só se realizam com essa parceria', destacou.
Riedel também apontou o papel da inteligência artificial e da inovação como vetores de eficiência na gestão pública.
“Estamos atravessando reformas e mudanças estruturais. A inteligência artificial vai impactar positivamente o serviço público, como já ocorre no setor privado', completou o governador.
Sebrae: foco em legado e desenvolvimento
O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, destacou que o desenvolvimento dos municípios depende diretamente de uma boa gestão pública e de políticas voltadas ao empreendedorismo.
“O sucesso do pequeno negócio depende de uma boa gestão pública. Quando a administração municipal inclui o setor produtivo e trabalha junto com associações, sindicatos e vereadores, o resultado é um ambiente favorável ao crescimento e à geração de emprego e renda', afirmou Claudio.
Mendonça destacou ainda o papel do programa Cidade Empreendedora, que o Sebrae realiza em parceria com o Governo do Estado.
“Queremos que cada prefeito deixe um legado. O programa ajuda a alinhar o desenvolvimento municipal com os eixos estratégicos do Estado, envolvendo a sociedade na construção de políticas públicas sustentáveis', completou.
O presidente da Assomasul, Thalles Tomazelli, destacou a importância da união entre instituições e do papel transformador do Sebrae nos municípios.
“O congresso nasceu para levar aos prefeitos e secretários a troca de experiências entre o público e o privado. O Sebrae é um parceiro fundamental nesse processo', disse.
Tomazelli ressaltou que, por trás das estatísticas e planilhas, há pessoas.
“Por trás dos números, existe servidor. Ele precisa estar motivado e preparado para que as políticas públicas cheguem à ponta de forma eficiente. O Sebrae é assertivo ao ajudar a discutir com a sociedade o que ela espera de nós, gestores públicos'.
O congresso teve painéis sobre saúde, educação, assistência social, gestão de pessoas, inovação e compras públicas.
Entre as atividades, o Sebrae/MS integrou a programação com uma série de atividades. No dia 21, no palco principal, houve a apresentação “Sebrae Parceiro dos Municípios', com o diretor Claudio Mendonça.
Já no dia 22, a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, participou do painel “Como a liderança feminina influencia na política pública', onde apresentou o programa Liderança Adaptativa, voltado ao desenvolvimento de lideranças femininas.
Além disso, um stand institucional, localizado em frente à entrada principal, ficou disponível para visitação durante todo o evento, com informações sobre o Cidade Empreendedora.
Mais informações: ms.agenciasebrae.com.br
Leia mais

