Aral Moreira
Chuva de granizo volta atingir lavouras de soja em Aral Moreira
POR JOELSO GONçALVES
— 2200Aral Moreira (MS) – Mais uma vez uma forte chuva de granizo atingiu a cidade de Aral Moreira, na fronteira com o Paraguai, na tarde dessa terça (11) e causou grandes prejuízos aos produtores rurais do município. Esta é a segunda chuva de granizo em menos de três dias. A outra aconteceu na madrugada de sábado (8) e destruiu várias lavouras de soja.
A chuva dessa terça, apesar de ter sido geral, atingido toda a extensão do município, a chuva acompanhada de granizo foi registrada com maior densidade em algumas regiões da cidade fronteiriça.
Uma das localidades atingidas, foi a Fazenda Bom Plano, de propriedade do produtor rural Adelar Soligo. No local, o granizo arrasou aproximadamente 300 dos cerca de 1.400 hectares cultivados.
Segundo o presidente da Aeagran, Luis Renato Cavalheiro, somente a chuva de granizo ocorrida na madrugada de sábado foram destruídas pelo menos 1.500 hectares de soja no município de Aral Moreira. “Os agricultores com lavoura financiada vão acionar o seguro porque em muitas áreas as perdas são de 100%”, afirmou o presidente da Aeagran ao Campo Grande News.
Além dos produtores rurais, a chuva de sábado também deixou prejuízo para alguns pecuaristas. Segundo informações repassadas a reportagem do Aral Moreira News, várias cabeças de gado morreram atingidas por raios. O fato aconteceu na região do Posto Maemi.
De acordo com o engenheiro agrônomo, Paulo Júnior, as áreas atingidas pelas chuvas de granizo deverão passar por um levantamento de perdas, sendo que aquelas lavouras que apresentarem maior incidência de perda todo o plantio da soja deverá ser refeito.