• Terça, 29 de Abril de 2025

Aral Moreira intensifica ações de combate a dengue e à febre chikungunya

POR JOELSO GONçALVES

1311

Aral Moreira (MS) – A prefeitura de Aral Moreira, através da Secretaria Municipal de Saúde vai intensificar a partir dessa semana as ações de combate à dengue e de prevenção à febre Chikungunya na sede do município e nos distritos. O encerramento da campanha está previsto para acontecer no dia 5 de dezembro, uma sexta-feira, com uma grande mobilização na praça central, com a distribuição de panfletos sobre a importância e os cuidados de prevenção a dengue.

 

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Elaine Aparecida Soligo, as ações, que terão inicio pelos Bairros Planalto e Previsul, serão desenvolvidas em conjunto com equipes da Secretaria de Obras.

 

Segundo Elaine, durante o mutirão, equipes da Secretaria de Saúde e de Obras percorrerão os principais bairros do município desenvolvendo os trabalhos de limpeza, além de conscientizar os moradores sobre a importância de manter seus quintais limpos e evitar o acumulo de água para evitar a procriação do mosquito transmissor da dengue.

 

“Durante a mobilização os servidores das duas secretarias estarão desenvolvendo os serviços de roçadas em terrenos baldios, retiradas de lixos, entulhos, galhos, garrafas, pneus, plásticos, entre outros materiais orgânicos e inorgânicos, que acumulam as águas da chuva, e que além do mosquito da dengue, facilitam a criação de insetos, animais roedores e peçonhentos” reitera a secretária, pedindo para que os moradores limpem seus quintais e, acondicione os objetos em frente às residências, para facilitar o recolhimento desses materiais durante o mutirão.

 

A campanha conta ainda com o apoio dos servidores da Vigilância em Saúde, Controle de Endemias e Atenção Básica, que também estarão empenhados na ação.

 

Doença - A dengue e a febre chikungunya são duas doenças bem parecidas, transmitidas pela picada do mesmo mosquito, podendo causar febre, mal estar, dores pelo corpo, dor de cabeça e cansaço. A única diferença é que a febre chikungunya causa inflamação e fortes dores nas articulações, podendo evoluir com sintomas mais duradouros e graves. A única forma de prevenção é evitar o acúmulo de água parada, para que os mosquitos não se reproduzam.

 

Programação do mutirão nos bairros:

 

24/11 - Planalto e Previsul

25/11 - Jd. Ouro Verde, Cidade Amiga

26/11 - V. Barbosa, Idelfonso Monteiro, Bela Vista e Vila Rica

27/11 – V. Satélite

28/11 – Guarani, Centro e São Bernardo

 

Nos distritos, o mutirão será realizado do dia 01 ao dia 03 de dezembro

 

01/12 – Manhã: Rio Verde

              Tarde: São Luís

02/11 – Assentamento Santa Catarina

03/11 – Vila Marques

05/11 – Encerramento da campanha com ações do dia D contra dengue e febre chikungunya na praça central.



Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.
Para mais informações, consulte nossa política de cookies.