PUBLICIDADE
PUBLICIDADE


Lançado sistema para acompanhar pacientes com doença sanguínea



Aral Moreira - MS - Quinta, 6 de Maio de 2021
26/11/2014 17h31 - Atualizado em 26/11/2014 18h33

Lançado sistema para acompanhar pacientes com doença sanguínea

Objetivo é aprimorar acompanhamento do tratamento de quem têm doença falciforme

Agência Brasil



Na Semana Nacional do Doador de Sangue, o Ministério da Saúde lançou hoje o Hemovida Web, sistema informatizado para reunir informações sobre os pacientes que têm doença falciforme, enfermidade ligada ao sangue, e recebem tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é aprimorar o acompanhamento do tratamento dos pacientes.

 

No sistema serão registradas informações cadastrais clínicas sobre os medicamentos usados e eventuais complicações de saúde. Outra função do Hemovida Web é ter um registro de dados nacional que contribuirá para a elaboração de políticas públicas de saúde voltadas para os que tem doença falciforme.

 

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou a importância do sistema. “É uma ganho na qualidade da informação, do monitoramento desse pacientes e, portanto, os próprios pacientes e associações que militam nesse campo da anemia falciforme serão bastante beneficiados. Melhora a capacidade de planejamento e de acompanhamento dessas pessoas”.

 

Para aderirem ao Hemovida Web os hospitais e hemocentros precisam ter acesso à internet. A adesão dos gestores é feita por termo de confidencialidade de uso e adesão, de acordo com o Ministério da Saúde. Os órgãos que aderirem terão treinamento para conhecer a ferramenta. Progressivamente, eles abastecerão o sistema com informações. Antes do lançamento o sistema informatizado já estava em teste em São Paulo e na Bahia.

 

A estimativa do Ministério da Saúde é que, atualmente, 40 mil pessoas recebam tratamento para doença falciforme no SUS, em todo o país. A doença é hereditária e caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos. Os principais sintomas são anemia crônica, icterícia (cor amarelada na pele e olhos), mão e pés inchados e crises marcadas por dores nos músculos, ossos e articulações. O tratamento inclui o uso de medicamentos como ácido fólico, antibióticos e penicilina oral ou injetável.




NENHUM COMENTÁRIO



escrever comentário




PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



【丰胸效果】一个周末,我去小姨家,正面看见她时丰胸产品,我彻底惊呆了,她穿黑白点相间的粉嫩公主酒酿蛋宽大睡衣,可是上身却紧绷绷的,还显得衣服小呢。我最后盯在她的胸部,心想“不可能啊,小姨刚生完小宝宝不久,按理一定会导致胸部下垂丰胸方法啊,可现在是丰满,坚挺,撩人眼目,跟梦一样,我坚信其中有“诈”在我的丰胸威逼利诱下,小姨向我透露了她的丰胸秘籍。