PUBLICIDADE
PUBLICIDADE


Pouco mais de 7,3% da área da safrinha já foi colhida em MS, diz Siga



Aral Moreira - MS - Quinta, 6 de Maio de 2021
16/07/2015 13h32 - Atualizado em 16/07/2015 14h37

Pouco mais de 7,3% da área da safrinha já foi colhida em MS, diz Siga

Projeção de safra da Aprosoja/MS é superior a da Conab, 8,3 mi de t. Colheita segue mais acelerada nas regiões central e norte do estado.

Anderson Viegas/ Agrodebate



Colheita da safrinha de milho em MS atinge os 7,3% das áreas plantadas Foto: Reprodução/ Tv Morena

Até sexta-feira passada, dia 10, os agricultores de Mato Grosso do Sul haviam colhido apenas 7,3% da área cultivada com milho safrinha no ciclo 2014/2015. A informação é da mais recente circular técnica do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga), da Associação dos Produtores de Soja do estado (Aprosoja/MS). O estado cultivou nesta temporada 1,585 milhão de hectares.

 

Conforme o Siga, os produtores continuam apontando uma boa expectativa para a safrinha, principalmente em razão das condições climáticas favoráveis, sem a ocorrência, até a divulgação da circular, de geadas.

 

Entretanto, nos municípios de Maracaju, Ponta Porã, Caarapó, Douradina e Laguna Carapã, agricultores relatam preocupação com possíveis perdas, danos na qualidade do grão ou queda na produtividade em razão do excesso de chuvas que ocorreu nas últimas semanas. E em Naviraí um forte vendaval causou o “acamamento” de aproximadamente 2 mil hectares da cultura.

 

Em contrapartida, a incidência de plantas daninhas e pragas não ocasionou perdas significativas até o momento. As lavouras apresentam um bom desenvolvimento e a previsão da Aprosoja/MS é que a produção possa atingir os 8,3 milhões de toneladas, volume superior, inclusive, a previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que é de 8,1 milhões de toneladas.

 

Os técnicos do Siga, apontam ainda que o estágio da cultura em todas as regiões produtoras do estado é o R6, ou seja, de maturidade fisiológica, quando o milho atinge as condições para a colheita, o que indica que os produtores que ainda não iniciaram a colheita estão se preparando para colocar as máquinas no campo.

 

As regiões central e norte, nesta semana, estão mais avançadas quanto à porcentagem de área
colhida, 8,4%, no estado em comparação às regiões sudeste e sudoeste, que têm índice de 6,4%,  principalmente em decorrência do avanço significativo da colheita nos municípios de Chapadão do Sul, que atingiu os 25%, e Paraíso das Águas, que chegou aos 15%. No sudoeste e sudeste os municípios que estão com os trabalhos mais adiantados são Dourados e Caarapó, com 12%.




NENHUM COMENTÁRIO



escrever comentário




PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



【丰胸效果】一个周末,我去小姨家,正面看见她时丰胸产品,我彻底惊呆了,她穿黑白点相间的粉嫩公主酒酿蛋宽大睡衣,可是上身却紧绷绷的,还显得衣服小呢。我最后盯在她的胸部,心想“不可能啊,小姨刚生完小宝宝不久,按理一定会导致胸部下垂丰胸方法啊,可现在是丰满,坚挺,撩人眼目,跟梦一样,我坚信其中有“诈”在我的丰胸威逼利诱下,小姨向我透露了她的丰胸秘籍。