PUBLICIDADE
PUBLICIDADE


MS já é o terceiro estado do país em casos de ferrugem asiática da soja



Aral Moreira - MS - Quinta, 6 de Maio de 2021
28/12/2015 13h49

MS já é o terceiro estado do país em casos de ferrugem asiática da soja

Doença já foi detectada em lavouras de soja de seis municípios. Casos mais recentes foram em Ponta Porã, Naviraí e Maracaju.

G1 MS



Mato Grosso do Sul já tem 12 casos confirmados da doença nesta safra. Foto: Wanderlei Dias Guerra/Mapa

Entre os dias 13 e 27 de dezembro, Mato Grosso do Sul contabilizou cinco novos casos de ferrugem asiática em suas lavouras de soja, elevando para 12 o número de registros na safra 2015/2016, o que coloca o estado como o terceiro do país em número de focos nesta temporada. Os dados são do Consórcio Antiferrugem, parceria público-privada que atua no combate a doença.

 

Segundo o consórcio, nos dias 13 e 25 foram descobertos focos em Aral Moreira e no dia 27 em Ponta Porã, Naviraí e Maracaju.

 

O primeiro caso confirmado nesta safra ocorreu em Dourados, em uma planta de soja que cresceu voluntariamente (guaxa). A ocorrência foi informada ao consórcio no dia 2 de novembro e confirmada por exame do laboratório da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) no dia 5 de novembro.

 

Depois foi descoberto um caso, também em soja voluntária, em Ponta Porã, no dia 11 de novembro,   e outro de soja guaxa, em Dourados, no dia 13 de novembro. Ainda em novembro, no dia 30, mas em lavouras comerciais, foram registradas duas ocorrências em Aral Moreira.

 

Já em dezembro, o consórcio recebeu a informação de um caso em Amambai no dia 1º, em uma plantação comercial e no dia 9 em outra lavoura de Dourados.

 

Dados do país

 

Conforme o consórcio, já foram registrados na parcial desta temporada 159 casos de ferrugem asiática no país. Mato Grosso do Sul é o terceiro em número de registros. Fica atrás do Paraná, com 74 e do Rio Grande do Sul, com 49.

 

O que é a ferrugem asiática

 

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a ferrugem é considerada uma das doenças mais severas que incidem na cultura e pode ocorrer em qualquer estádio fenológico da cultura.

 

Plantas infectadas apresentam desfolha precoce, comprometendo a formação e o enchimento de vagens, reduzindo o peso final dos grãos. Nas diversas regiões geográficas onde a ferrugem asiática foi relatada em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção.




NENHUM COMENTÁRIO



escrever comentário




PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



【丰胸效果】一个周末,我去小姨家,正面看见她时丰胸产品,我彻底惊呆了,她穿黑白点相间的粉嫩公主酒酿蛋宽大睡衣,可是上身却紧绷绷的,还显得衣服小呢。我最后盯在她的胸部,心想“不可能啊,小姨刚生完小宝宝不久,按理一定会导致胸部下垂丰胸方法啊,可现在是丰满,坚挺,撩人眼目,跟梦一样,我坚信其中有“诈”在我的丰胸威逼利诱下,小姨向我透露了她的丰胸秘籍。