• Terça, 10 de Setembro de 2024

Iagro, Adapar e UFPR se unem em ações integradas contra o caruru palmeri em MS

DA ASSESSORIA

759

Nos dias 29 e 30 de março, técnicos da Adapar e pesquisadores da UFPR foram recebidos pela Iagro em Aral Moreira para uma visita técnica e uma roda de conversa para a troca de informações e definição de ações da defesa para aprimoramento das atividades relacionadas ao controle da praga. Dentre a programação com a equipe dia 29, tivemos a revisita a propriedades com ocorrência do foco da praga caruru palmeri com o objetivo de avaliar a região de Rio Verde do Sul, local onde foram detectados 5 casos da praga. A equipe foi convidada para participar e contribuir com a roda de conversa, dia 29, sobre caruru palmeri no Centro de Eventos de Aral Moreira (Prefeitura Aral Moreira).

 

Durante a visita, os técnicos puderam observar os pontos de vigilância fitossanitária na fronteira entre o Brasil e Paraguai. Além disso, eles participaram de uma reunião de alinhamento de ações integradas entre os representantes da Iagro, Adapar, e UFPR e a classe produtora.

 

A equipe técnica recebida pela Iagro foi composta por Arthur Arrobas Martins Barroso, professor da UFPR e especialista em plantas daninhas e herbicidas; Marcílio Martins Araújo, coordenador do Programa de Prevenção e Controle de Pragas em Cultivos Agrícolas e Florestais da Adapar; Alfredo Junior Paiola Albrecht, professor adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Setor Palotina, atuando na área de Fitotecnia (Ciência das Plantas Daninhas e Tecnologia de Sementes) e Juliano Farináceo Galhardo, coordenador do Programa de Certificação, Rastreabilidade e Epidemiologia Vegetal da Adapar, responsável pelo monitoramento do surgimento de assuntos emergentes, novas pragas e ameaças ao patrimônio fitossanitário do Estado do Paraná.

 

Durante a visita, Glaucy da Conceição Ortiz, gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal da Iagro, destacou a importância da proximidade entre a Iagro e Adapar para o fortalecimento dos controles e a integração de dados entre as agências. Segundo ela, essa integração visa fortalecer a defesa vegetal junto às propriedades rurais, uma vez que muitos produtores que têm áreas no Mato Grosso do Sul também possuem áreas no Paraná, e a integração das atividades do manejo das propriedades rurais acaba sendo compartilhada. Além disso, Glaucy ressaltou que a integração das atividades de controle de trânsito de maquinário e a consolidação das informações de dados permitem um mapeamento de risco mais robusto, com troca de experiências da fiscalização, resultando em um ganho na melhoria das atividades da agência tanto no Mato Grosso do Sul quanto no Paraná.

 

No evento, estiveram presentes aproximadamente 90 pessoas, entre representantes de cooperativas, produtores rurais e técnicos. A Secretária de Agricultura de Aral Moreira, Andressa Mioranza, destacou a importância do evento para estreitar o relacionamento entre a Iagro e classe produtiva, além de aprofundar as informações e fortalecer a parceria com os produtores rurais. "Essa é uma oportunidade única de troca de experiências e conhecimentos para fortalecermos a defesa vegetal em nossa região e garantirmos a sustentabilidade da produção agrícola", destacou a Andressa.

 

Agradecemos a todos os presentes por essa oportunidade de aprendizado e colaboração mútua. A união entre as agências e a classe produtora é fundamental para o fortalecimento dos controles e aprimoramento das atividades, visando garantir a segurança alimentar e a preservação do patrimônio fitossanitário de nossas regiões.



Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.
Para mais informações, consulte nossa política de cookies.